terça-feira, maio 25, 2010

Meia Maratona de Lisboa 2010


Num dia que fez anunciar a Primavera, o sol que todos desejávamos neste Inverno agreste deu um ar de sua graça e mais uma vez, a correr ou caminhar, participamos na Meia/Mini Maratona de Lisboa que este ano celebrou os seus 20 anos!
Nesta edição, inscrevemos 49 atletas e destes, alguns correram a Meia Maratona, fazendo jus à sua boa condição física (e mental, que por vezes, tão necessária é!).
O ponto de encontro foi a estação de Entrecampos, e lá fomos nós neste passeio matinal, desfrutando o Tejo e a bela cidade de Lisboa… num “miradouro” belíssimo que é a Ponte 25 de Abril.
 
Chegar ao ponto de Partida, é sempre uma tarefa que envolve alguns “apertos” pois a multidão é muita, mas conseguimos chegar sãos e salvos ao tabuleiro. Nesta altura, o grupo dividiu-se: os da Mini mais atrás (também correm menos…) e os da Meia lá mais para a frente.
Entretanto encontramos o nosso 1º Ministro muito assediado para fotos e ali por perto também, a Rosa Mota com quem tiramos uma foto.

Ainda faltava algum tempo para a partida e por isso, tivemos tempo para fazer um aquecimento (embora o sol já começava a aquecer-nos) de preparação dos músculos para os 21,195 Km e também para agendarmos as nossas próximas corridas.
E às 10,30 horas lá nos fizemos à Ponte, inicialmente a passo de tartaruga pois a densidade de atletas era grande mas lá conseguimos ir “furando” entre a multidão…
O tempo (meteorológico) não podia estar melhor e no final, até nos podemos queixar de um pouquinho de calor a mais (cerca de 18oC), que o diga o “bronze” facial com que ficamos!
Em Alcântara, os atletas dividiram-se de acordo com a prova onde corriam: para a direita, em direcção a Belém, os atletas da mini maratona e para a esquerda, os da meia maratona. Fomos até Santa Apolónia, onde fizemos o retorno. Nesta zona, tornava-se por vezes, difícil correr pois a estrada estreitava e o piso também não ajudava.
Neste local, alguma animação e sobretudo, muitos espanhóis a incentivar os seus atletas: aliás, foram eles que fizeram a festa não esquecendo, a música que algumas bandas tocavam.
Depois, corremos pela Av. 24 de Julho, passando pela Meta junto ao Centro Cultural de Belém, mas ali, ainda faltavam percorrer uns tantos quilómetros até Algés onde fizemos novamente o retorno. Num percurso onde o Tejo espreita, correr é um prazer e cortar a Meta, somente um pormenor!
No final, é difícil encontrar rostos conhecidos, pois a confusão é grande, mas ainda conseguimos (alguns) tirar a foto que encerrou este dia belíssimo!
Os atletas da mini maratona, parece que também estiveram muito bem, cada um a seu ritmo, em pequenos grupos, lá foram caminhando ou correndo, mas sobretudo, pelo que sei, aproveitando para pôr em dia as conversas…
Nesta prova, que foi ganha pelo atleta eritreu Zerzenay Tadese foi batido o recorde mundial da Meia-Maratona com a marca de 58.23 minutos, menos 10 segundos que o anterior recorde mundial do queniano Samuel Wanjiru, obtido em Haia, em 2007.

Sem comentários: