quinta-feira, dezembro 05, 2013

Dia Mundial da Prematuridade






 No dia 17 de Novembro, o Serviço de Neonatologia – Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, comemorou o Dia Mundial da Prematuridade.

Foi uma manhã muito animada que se iniciou com a inauguração da exposição “Já fui prematuro…” que contou com 20 trabalhos realizados por Pais e ex-Prematuros e ainda,

com a participação de alguns Pais que escreveram as Histórias dos seus filhos prematuros e que fazem parte de um dossier disponível para os Pais, cujos filhos estão internados na Unidade.





























Seguiu-se depois uma sessão pública no Edifício Egas Moniz, onde a Profª Doutora Maria do Céu Machado, Directora do Departamento de Pediatria e Directora Clínica do CHLN, deu as Boas Vindas aos presentes e depois, o Coordenador do Serviço de Neonatologia, Dr. Carlos Moniz e a Enfª Chefe, Ana Sequeira falaram sobre a Unidade da Neonatologia, no passado e no presente, mostrando um pouco da grande evolução deste Serviço, não só em termos tecnológicos mas também, na crescente humanização dos cuidados ao recém-nascido prematuro e às suas famílias.


E como o dia era dos Prematuros e das suas Famílias, convidamos alguns Pais a testemunharem as suas vivências na Unidade de Neonatologia e que foram momentos de intensas emoções que foram partilhadas não só pelos Pais mas também, por todos aqueles que no dia a dia cuidam destes bebés e Famílias… Aos Pais do Tomás, da Leonor, do Duarte e da Maria e à mamã do Gonçalo, o nosso muito Obrigado por terem aceite este desafio de falar sobre momentos por vezes tão difíceis, tão dolorosos mas também de Esperança em dias melhores e actualmente, de muitas Alegrias com os seus Pequenos/Grandes Heróis!








A animação que foi muita, foi ainda maior pela presença dos “Narizes Vermelhos”, das pinturas faciais a cargo das nossas Educadoras e houve ainda, moldagem de balões por uma amiga da pequena Leonor.

Estiveram ainda presentes, a Fundação do Gil que apoia a Unidade Móvel de Apoio Domiciliário, a Associação Crescer Bem e o Banco do Bebé (Associação de Ajuda ao Recém-Nascido) que dão apoio a crianças e Famílias que passam pela Unidade de Neonatologia e ainda a XXS, Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. Agradecemos à Crescer Bem, os lanches que ofereceram às crianças presentes.

E no final desta festa que foi de muitas emoções e de grande convívio, a música com os “Narizes Vermelhos” animada pelas muitas crianças presentes que deram a este dia, um verdadeiro significado de Esperança para todos aqueles que “nasceram antes do tempo…” e para as suas Famílias.



São tão pequeninos que cabem dentro da sua própria alma.
Sendo que a alma é o serem.
São tão pequeninos que cabem na palma da mão.
São tão pequeninos que se tornam enormes.
São tão enormes que de o serem se tornam a nossa razão.
Ainda não são e já são.
E sabem porque é que já são?
São em nome da Mãe e do Pai.
E de tão pequeninos que são, assim se vão tornando dos Pais a paixão.
No princípio nem lhes tocam. São tão pequeninos! Podem partir-se.
Mas depois lentamente vem um dedo, vem uma mão. E assim devagarinho, vão
preenchendo um espaço a que chamam coração.
Os meninos prematuros são assim.
E cada vez mais assim serão. (Octávio Cunha)

Link para o documento
 

Sem comentários: