sábado, outubro 20, 2012


  Os meus dias 

  na Neonatologia… 



  Uma história contada


  pelos meus Pais.






O internamento de um recém-nascido, seja ele prematuro ou esteja doente, é naturalmente uma situação geradora de grande stress, medos e angústias para os seus Pais.
Os Pais procuram muitas vezes, informações sobre a situação do seu filho, através de várias fontes. Uma delas, é a partilha das suas vivências, dos seus sentimentos com outros Pais que viveram situações semelhantes ou olhando simplesmente para uma foto de outro bebé, tão pequeno como o seu e que através das palavras dos seus Pais, “fala” dos seus dias na Neonatologia, das dificuldades, dos problemas mas também das pequenas vitórias de cada dia até ao dia da sua alta para casa.

Olhar para o que fui, frágil e pequeno, por vezes muito doente e para o que sou hoje, foi contar os minutos, as horas e dias que nunca mais passavam, os gramas ganhas em cada dia ou por vezes,”voltar” para trás, fazendo “renascer” angústias e medos, num caminho cheio de imprevistos e dificuldades acrescidas.
Mas se a Meta estava mais distante, a Esperança de lá chegar continuava a sentir-se através das palavras e das fotos dos pequenos heróis destas histórias, dando forças para os dias difíceis desta caminhada.

Neste sentido, gostaríamos de ter na Neonatologia, um dossier com as histórias dos bebés que por aqui passaram, contadas pelos seus Pais e que pudéssemos disponibilizar aos Pais dos bebés internados.
A todos aqueles que queiram participar e partilhar com outros Pais, as suas histórias na Neonatologia, pedimos que escrevam um texto (se possível onde conste a idade gestacional, o peso ou a situação que levou ao internamento, ilustrando com fotos do seu filho na Neonatologia e depois, após a alta, acompanhando o seu crescimento) e que enviem para o e-mail do nosso blog ou para o e-mail groldao@sapo.pt

Desde já agradecemos a Vossa participação na escrita deste Livro de Histórias que são as histórias do dia-a-dia de uma Unidade de Neonatologia.

Graça Roldão

Sem comentários: