sábado, setembro 15, 2007

A Dra. Ofélia e o meu percurso na Neonatologia…

Ainda trabalhava na Pediatria 6 do Hospital de Santa Maria e já ouvia falar na Dra. Ofélia Guerreiro! Parecia ser uma figura quase incontornável da Pediatria, neste caso da Neonatologia. Contudo, durante estes anos, a nossa ligação ficou por aqui: somente uma figura de que falavam com um misto de respeito e por vezes, de quase “temor”!

Depois destes tempos e ultrapassados aqueles “temores” iniciais, fui conhecendo devagarinho esta Pessoa fascinante que aprendi a respeitar e a admirar, pelo seu espírito pioneiro (não esqueçamos, o muito que fez pela Neonatologia no Hospital de Santa Maria), pela sua capacidade de trabalho, pela sua persistência (quase teimosia, às vezes! mas ainda bem que assim era!) na resolução dos problemas dos “seus meninos” (tocava-me profundamente a sua faceta protectora, de ajuda aos mais desprotegidos, aos mais necessitados…), pelo seu humor subtil, pela sua inteligência e também, pelos nossos “pequenos” conflitos alguns deles, motivados pelo imperativo de tudo fazer pelos “seus meninos”, cuja prioridade era o “já agora”!

Recordo a sua entrada de manhã na Unidade, que às vezes mais parecia um “furacão”, olhando para um e outro lado, indagando pelos “seus meninos” e desde logo, pondo em agitação a Unidade. Acabava-se o “descanso”! Mas era também quem estava a nosso lado, nas nossas inquietudes, nas nossas dúvidas, e sobretudo, sempre disponível e incansável para atender a “tudo e a todos”!

Estes últimos anos, pela maior proximidade e também pela amizade que fomos construindo, tornaram a Dra. Ofélia uma Pessoa que marcou indelevelmente o meu percurso profissional e a minha história de vida! Mais do que tudo, sinto-me privilegiada por ter trabalhado a seu lado e porventura, por ter conquistado um pedacinho do seu imenso coração!

Graça Roldão

Sem comentários: