domingo, janeiro 31, 2010

" História da Ema "


No dia 11 de Março de 2009, nasceu uma menina chamada Ema, de 28 semanas com 8oog, com uma grave RCIU. Parece irreal quando se falam em gramas, quando o normal são kg e as semanas deveriam ser meses!
 Após algumas semanas nesta unidade tudo o que nós achamos que não podia acontecer, acontece! Na Ucern numa hora está tudo bem ( apesar dos sons dos monitores ), noutra já está tudo mal.
As horas vão se tornando dias e os dias em semanas, somando no nosso caso 120 dias nesta unidade e mais 5 dias na Pneumologia Pediátrica. Com a Ema tudo acontecia, era esse o nosso sentimento apesar de nos confortarem com palavras de esperança  que tudo ia correr bem: “ Tenham calma, Vamos ver, Saber esperar…” , só que como éramos Pais prematuros tudo nos assustava e preocupava. Com a Ema era um passo para a frente e dois para trás! Muitas das vezes, sem darmos conta, “abraçávamos” a incubadora, porque não podia haver contacto físico!
No meio de tanta turbulência que foram esses dias( o pior dia foi o anterior à Páscoa, esteve entre a vida e a morte) o principal problema da Ema é pulmonar. Os pulmões foram o órgão que não chegaram a crescer na totalidade e  devido a muitas complicações, acabou por ficar com Displásia Bronco-pulmonar, que até ao momento parece estar controlada em casa com ajuda de oxigenóterapia, cpap desde o dia da alta até Novembro de 2009. O oxigénio continua sem data prevista para tirar.Esta história foi uma lição de Vida, com a qual aprendemos a ser mais tolerantes e ver tudo de forma diferente.Queremos agradecer, toda a equipa de enfermeiros e médicos que ajudaram a Ema a vencer! Aqui vão umas fotos, desde os primeiros dias de vida,até agora com 10 meses.

Sem comentários: