segunda-feira, outubro 19, 2009

Meia Maratona - Pais Madalena

Confesso que quando o despertador tocou naquele domingo, às 6:20h, eu pensei: "se calhar isto não foi uma boa ideia...". Estava a referir-me à participação na Mini-Maratona de Portugal, que teve lugar no passado dia 4 de Outubro.

Embora eu e a minha mulher sejamos praticantes de desporto, nunca tínhamos participado numa prova de atletismo. Conhecia a Mini-Maratona e nunca me senti suficientemente motivado para me inscrever. Porquê agora? A resposta é simples mas obriga-nos a recuar alguns meses atrás, ao início de Dezembro de 2008.

Eu e a minha mulher vivíamos com a normal ansiedade (e felicidade) a nossa primeira gravidez. Sabíamos que era uma menina e já tínhamos escolhido o seu nome - ia chamar-se Madalena. O nascimento estava previsto para meados de Março de 2009 mas as previsões nem sempre se concretizam. A Madalena nasceu no dia 2 de Dezembro de 2008, com 25 semanas de vida e com o peso de 537g.

A interrupção da gravidez da nossa filha foi uma ruptura no curso normal das nossas vidas. Sei que os pais que já passaram por semelhante experiência compreendem o que quero dizer. Durante os mais de 3 meses (106 dias) que a Madalena esteve aos cuidados da UCERN as nossas vidas estiverem suspensas à espera que ela "nascesse". Durante esse período em que fomos pais antes do tempo, a Madalena teve inúmeras mães, diversos pais, uma imensidão de tias, toda uma família que cuidou dela diariamente, sem repouso, e que pode orgulhar-se de ter salvo a Madalena, que tanto queria viver!

Foi com emoção que soubemos que a Madalena tinha sido escolhida como representante de todos os bebés da UCERN, através de uma foto estampada nas T-shirts da Mini-Maratona de 2009. O convite da Enf.ª Graça Roldão para a nossa participação foi irrecusável. A experiência foi fantástica e inesquecível. Recomendo-a a todos os pais que também passaram pela UCERN e tiveram as suas vidas suspensas, diariamente à espera que o dia de amanhã seja melhor do que o de hoje.

Obrigado a todos! Para o ano estaremos na ponte, a participar outra vez. Quem sabe... já com a Madalena a acompanhar-nos... :-)

Os Pais orgulhosos, Jorge e Ana


Sem comentários: