sexta-feira, setembro 29, 2006



Nascer, viver e crescer
Nós por eles



Guilherme, 21 dias, 1000gr



Estávamos numa cinzenta manhã de domingo, com o sol escondido atrás de algumas ameaçadoras nuvens!

Pouco a pouco, vão surgindo de todos os lados, frente à Gare do Oriente, os corajosos que aceitaram o desafio de participar na Meia-Mini Maratona da Ponte Vasco da Gama.

A ideia foi germinando a partir daquela nossa participação, ainda muito tímida, na Mini-Maratona da Ponta 25 de Abril em Março passado e a partir daí, ao longo de alguns meses, foi tomando forma: a t-shirt que idealizamos, a fotografia que escolhemos (do Guilherme), a frase que fez sentido e finalmente, alguns patrocínios que angariamos e que nos permitiram avançar, financeiramente falando.


Inicialmente tínhamos a ideia de juntar uma Equipa de 100 “atletas” mas depressa percebemos que este número ia ser ultrapassado: foram 166 as pessoas que inscrevemos na Equipa da Unidade de Neonatologia (4 dos quais para a Meia Maratona)!


Esta grande equipa, contou com a participação de profissionais de saúde da Unidade e da Instituição, de pais de bebés que passaram pela Neonatologia, de familiares e amigos, e também de dois dos nossos “bebés”, a Mafalda e o Guilherme (hoje com 3 anos) que com muita “garra” chegaram à Meta, ajudados pela cadeirinha e pelo colo dos pais!



Depois de transportados para meio da Ponte Vasco da Gama, aguentamos estoicamente cerca de uma hora e meia, até ao sinal de partida: aproveitamos para pôr as conversas em dia, apreciamos o ambiente e alguns “cromos” que sempre aparecem nestes eventos e divertimo-nos muito, enquanto íamos aquecendo os músculos para os 8 Km (ou 21 Km) que aí estavam à nossa frente!

Às 10.30 horas, uns mais à frente e outros mais lá para trás, pois éramos mesmo muitos, lá começamos esta nossa caminhada/corrida rumo à Meta, junto ao Pavilhão de Portugal no Parque das Nações.

Pernas há muitas e para todos os ritmos: para uns foi mesmo a correr, (aliás, há alguns atletas com muito potencial para futuras maratonas!), outros deram um ar da sua graça, correndo de vez em quando (para “esticar” os músculos emperrados) e finalmente, muitos apreciaram este longo passeio, em passo descansado e sem grandes ambições competitivas!



O tempo, esse ajudou, apesar de uns pingos de chuva, que até nos refrescaram! Percalços houveram alguns mas de consequências menores: sobretudo quedas.

À Meta, fomos chegando em pequenos grupos, mais ou menos “descansados” mas decerto, muito felizes por esta grande proeza, que para alguns foi uma verdadeira prova de resistência e de vontade, e para todos, uma oportunidade de conviver por uma causa que a todos nos uniu: Nascer, Viver e Crescer. Nós por Eles!

No dia seguinte, e apesar de alguns músculos doridos, estávamos já a pensar no próximo evento desportivo, e a marcar encontro para o ainda distante 18 de Março, na Ponte 25 de Abril!

Até lá, bons treinos e o nosso muito obrigado a todos aqueles que fizeram parte desta grande Equipa: aos participantes e aos patrocinadores (Angelini Farmacêutica e a Partner Solutions) que tornaram possível esta iniciativa.

Unidade de Neonatologia, 25 de Setembro de 2006.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu cá tenho mesmo muita pena de não ter participado neste evento em conjunto com todos vocês.
Apenas quero aqui deixar mais uma vez os meus agradecimentos a todos os membros da UCERN e dizer-vos que para nós pais e para o "bebe Gonçalves" vocês vão ser sempre uns vencedores e estarão para sempre no nosso coração. OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÂO!
Beijinhos

Anónimo disse...

Nem eu nem a Teresinha participamos, mas os outros dois elementos da família, o pai e o mano - Diogo, participaram e divertiram-se muito.
Contem connosco para a Ponte 25 de Abril.
Devo dizer que convosco, nos 6 meses que passamos na Neonatologia, crescemos e criamos amigas para toda a vida!
Obrigada a todas pela FORÇA, ao longo de 6 meses e, pelo AMOR que transmitiram à Teresinha!
O pessoal da Neonatologia estará sempre no nosso Coração e nas nossas preces!

Anónimo disse...

Eu estive lá!!!!
Adorei, principalmente pelas gotinhas de chuva que nos refresacaram quando as pernas e os pés perguntavam: 'Quando chegamos???'
Mas chegámos! Nós todos... e Vocês todos!

Anónimo disse...

Estou muito contente do surgir do Blog, assim podemos estar sempre a par das novidades dos nossos pequenos... eles são o nosso orgulho. Sáo enumeras batalhas em que principalmente os grandes vencedores são os pais que nunca deixam de acreditar.
mtos abraços e mtos palhaços para vós um Bem Hajam

Anónimo disse...

O que é uma Meia Mini-Maratona comparada com as Grandes Maratonas que todos os dias se correm a grande velocidade embora não pareça na UCERN?
Como alguém já referiu os verdadeiros vencedores são todos aqueles bebés que por lá passaram e dia a dia lutaram - e com que força - pelas suas vidas e todos aqueles que, por muitas vezes com muitas dificuldades, deram tudo de si para os salvar e ajudar nas suas recuperações.
a todos os que lá estão e que por lá passaram o nosso MUITO OBRIGADO e com a certeza de que nunca serão esquecidos até à 25 de Abril.

Anónimo disse...

A todas as tias e tios "do meu coração" e restantes partes do corpo, muitos beijinhos e Obrigado.
Só mais uma coisinha: Todos podem participar! Para mim foi fácil chegar ao fim. Não viram o meu ar satisfeito? Não estava nada cansado.
Estou pronto para a próxima e levarei o meu mano.

Anónimo disse...

Já vos adorava a todas (e ao Enf. Hugo) também, mas ao ler o texto d Enf. Graça fiquei a "emocionada" com toda aquela descrição.
Devo dizer que não me lembro de muita coisa da minha primeira visita à Neonatologia, uma semana antes da Teresinha nascer. Apenas recordo a cara da Dra. Joana.
Assustei-me e pensei que não iria conseguir ver a minha filha ali. Mal sabia eu o que me esperava.
Ao longo de seia meses vivemos muita coisa, a Teresinha, eu e todas vocês, que sempre nos apoiaram e incentivaram.
Lembro-me da primeira fita de cabelo feita com nastro, pela Enf. Patrícia que já não está aí, a primeira fita de licra, que a tia Nádia lhe ofereceu, a primeira papra, com a Enf. Filipa, o apoio e, principalmente, o ombro sempre amigo da tia Graça Roldão, mas acima de tudo lembro-me que passado um mês a minha filha veio ao meu colego e foi-me "dada" pela tia Fátima (peço desculpa, não me lembro do apelido, mas é a tia Fátima "da Expo").
Mas o que me marcou mais foram duas ocasiões em que a Teresa foi ao bloco e quando chegou tinhas as tias todas à sua espera! Isso para nós representou muito e, não foi por ser a Teresinha.
Vocês dão tudo de vós a estas crianças e aos pais.
Lembro-me de conhecer Norah Jones, pelas mãos da tia Patrícia, que teve bebé, que punha músicas lindas para estimular a Teté.
E acreditem estas são só algumas das muitas que tenho guardadas cá dentro.
Peço desculpa, mas quando começo a lembrar aqueles 6 meses foge-me o coração para o sentimento.
Tenho saudades de ao Sábado ou ao Domingo aparecer com uma caixa de bolos (miniaturas) e as tias ralharem, porque estavam todas a trabalhar para a elegência.
Adorei o baptizado da Teresinha, a tia Carlota, foi espectacular.
Tenho tantas histórias!!!
Mas para finalizar quero mandar um beijo especial para todas, dizer novamente que devemos muito do que somos hoje a tudo aquilo que nos ensinaram aí.
Fomos um priveligiados e temos perfeita consciência disso, por podermos privar com seres humanos que dão tanto de si, todos os dias, tentando sempre manter um sorriso, uma palavra de apoio, de conforto, e muitas vezes à custa da sua própria DOR. Sim, acreditem, estas tias também têm vida pessoal, como todos nós, mas apesar de tudo dão 300% de si pelos seus meninos.
Não mencionei as tias todas, mas acreditem que com todas vocês temos histórias.
Obrigada, Família Borges
Beijos fofos para as tias da Teresinha Borges

P.S.- Deixem-me aqui agradecer as várias sessões de "pancadinhas" (Cinesiterapia) da tia Zélia!

Anónimo disse...

Confesso que fico sempre com "pele de galinha" quando consulto o blog...
Agora mesmo estou toda arrepiada a escrever este agradecimento (só agora tive coragem), a todos os bebés e seus pais que passaram e continuam a passar pela UCERN.
Na verdade, são eles que nos dão as maiores lições de força e coragem. Todos os dias me deparo com situações que me fazem pensar, reflectir e concluir que realmente tenho muita sorte por partilhar os meus dias com estes seres maravilhosos.
Adoro estes valentões e torço todos os dias para que consigam triunfar SEMPRE !!!!
Obrigada a todos, beijos muito grandes da tia Filipa.

Anónimo disse...

Tias e tio Hugo do coração:

Quero-vos desejar a todos um feliz dia dos namorados!
Espero que todos tenham o mesmo amor que me deram a mim durante
os 15 dias que ai estive, e se assim for vão ficar a parecer uns cupidos!!!!!!
Um grande beijinho do Guilherme Gonçalves
Ps - Tia Neusa e tia Núria tenho saudades das nossas noites de televisão...........
Beijinhos dos pais Joana e Rafael