quinta-feira, dezembro 05, 2013

Campanha EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants)



Clica no botão para dares o teu voto pelos bebés prematuros.

Os prematuros precisam do teu voto. Vota já!

http://www.enemenemini.eu/

Maria Leonor



“Existem duas maneiras de vivermos a nossa vida: uma é pensarmos que não existem milagres, outra é pensarmos que tudo é fruto de um milagre!”
(Albert Einstein, que foi prematuro)

Penso que esta frase muito diz, ou melhor, tudo diz, sobre os prematuros!


No passado dia 17, estivemos presentes nas comemorações do Dia da Prematuridade no Hospital de Santa Maria. Posso dizer que foi um dia importante para nós pois pudemos, publicamente, passar um testemunho de sucesso que foi o caso da Maria Leonor.

Para além deste nosso testemunho, também outros pais deram o seu testemunho e pudemos conhecer um pouco da sua história.

Posso dizer que naquela sala estiveram pessoas de quem gosto muito, mas mesmo as que não conheço, acabo por senti-las próximas pois, de alguma forma temos alguma coisa em comum o que nos colocou a todos ali, naquele dia, no mesmo local e à mesma hora.


Esta condição de “pais prematuros” trouxe-nos muitas coisas boas. Bons amigos, boas experiências, enfim muito mais coisas boas do que coisas más.

Foi sem dúvida uma manhã muito bem passada. A exposição pôde mostrar-nos de forma mais colorida as várias experiências de vários bebés prematuros, depois a palestra que traz a nós uma realidade bem presente: o aumento dos números de nascimentos prematuros mas também as melhorias ao nível da medicina, o que permite um aumento dos casos de sucesso! Depois os vários testemunhos, emotivos (sem dúvida) mas que são efectivamente muito importantes para os pais, para os familiares e até para os que neste momento têm os seus bebés internados. É sempre bom ouvir quem fale “na mesma língua que nós”.


Por fim, os amigos Drs. Palhaços encarregaram-se de animar a pequenada e que bem o fizeram.




Obrigada aos que fizeram este momento possível!
Obrigada a todos estes profissionais de saúde por quem temos um carinho muito especial.
Obrigada ao Hospital de Santa Maria.

Obrigada!

Obrigada também a ti Maria Leonor, por teres nascido, por teres lutado, por nunca teres desistido, por teres sido tão forte e, principalmente por fazeres de nós uns pais prematuros tão felizes e orgulhosos de ti.

E, como alguém diria:

Porque estás sempre a sorrir bebé XXS?
Porque sou feliz e tenho muitos amigos especiais.


Marta, Bruno e Maria Leonor





Dia Mundial da Prematuridade






 No dia 17 de Novembro, o Serviço de Neonatologia – Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, comemorou o Dia Mundial da Prematuridade.

Foi uma manhã muito animada que se iniciou com a inauguração da exposição “Já fui prematuro…” que contou com 20 trabalhos realizados por Pais e ex-Prematuros e ainda,

com a participação de alguns Pais que escreveram as Histórias dos seus filhos prematuros e que fazem parte de um dossier disponível para os Pais, cujos filhos estão internados na Unidade.





























Seguiu-se depois uma sessão pública no Edifício Egas Moniz, onde a Profª Doutora Maria do Céu Machado, Directora do Departamento de Pediatria e Directora Clínica do CHLN, deu as Boas Vindas aos presentes e depois, o Coordenador do Serviço de Neonatologia, Dr. Carlos Moniz e a Enfª Chefe, Ana Sequeira falaram sobre a Unidade da Neonatologia, no passado e no presente, mostrando um pouco da grande evolução deste Serviço, não só em termos tecnológicos mas também, na crescente humanização dos cuidados ao recém-nascido prematuro e às suas famílias.


E como o dia era dos Prematuros e das suas Famílias, convidamos alguns Pais a testemunharem as suas vivências na Unidade de Neonatologia e que foram momentos de intensas emoções que foram partilhadas não só pelos Pais mas também, por todos aqueles que no dia a dia cuidam destes bebés e Famílias… Aos Pais do Tomás, da Leonor, do Duarte e da Maria e à mamã do Gonçalo, o nosso muito Obrigado por terem aceite este desafio de falar sobre momentos por vezes tão difíceis, tão dolorosos mas também de Esperança em dias melhores e actualmente, de muitas Alegrias com os seus Pequenos/Grandes Heróis!








A animação que foi muita, foi ainda maior pela presença dos “Narizes Vermelhos”, das pinturas faciais a cargo das nossas Educadoras e houve ainda, moldagem de balões por uma amiga da pequena Leonor.

Estiveram ainda presentes, a Fundação do Gil que apoia a Unidade Móvel de Apoio Domiciliário, a Associação Crescer Bem e o Banco do Bebé (Associação de Ajuda ao Recém-Nascido) que dão apoio a crianças e Famílias que passam pela Unidade de Neonatologia e ainda a XXS, Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. Agradecemos à Crescer Bem, os lanches que ofereceram às crianças presentes.

E no final desta festa que foi de muitas emoções e de grande convívio, a música com os “Narizes Vermelhos” animada pelas muitas crianças presentes que deram a este dia, um verdadeiro significado de Esperança para todos aqueles que “nasceram antes do tempo…” e para as suas Famílias.



São tão pequeninos que cabem dentro da sua própria alma.
Sendo que a alma é o serem.
São tão pequeninos que cabem na palma da mão.
São tão pequeninos que se tornam enormes.
São tão enormes que de o serem se tornam a nossa razão.
Ainda não são e já são.
E sabem porque é que já são?
São em nome da Mãe e do Pai.
E de tão pequeninos que são, assim se vão tornando dos Pais a paixão.
No princípio nem lhes tocam. São tão pequeninos! Podem partir-se.
Mas depois lentamente vem um dedo, vem uma mão. E assim devagarinho, vão
preenchendo um espaço a que chamam coração.
Os meninos prematuros são assim.
E cada vez mais assim serão. (Octávio Cunha)

Link para o documento