o meu nome é João Cláudio Amaro, pai dos bebés Torres, O Guilherme (Torres 1) e o Dinis (Torres 2).
Amanhã (26 de Janeiro de 2012) fará 2 meses que os nossos pequeninos estão ao vosso cuidado, e é, com um orgulho imenso que o digo.
Nestes já mais de 60 dias de existência, aqueles pequeninos já vos fizeram muitas diabruras, já deram muito trabalho, já vos pregaram muitos sustos, já deram os seus passinhos pra frente e os seus passinhos para trás... já tiveram os seus problemas e os seus dias menos bons, as suas birras e as suas doidices! Mas, com a ajuda de todos vocês, cada dia que passa, vemos dois bebés mais fortes, mais resistentes e com mais vontade de viver! Nunca vimos, da vossa parte, um momento de menos carinho, ou de menos devoção á vossa profissão... bem, a verdade é que não conseguimos ver-vos apenas como profissionais. São, sem duvida, excelentes profissionais... mas não podem ser só isso! A maneira como tratam os nossos filhos, como se fossem vossos, e a maneira como sorriem em todos os momentos que passam com eles... isso não pode ser só profissionalismo! Ser profissional é algo que se aprende e se treina... a forma como o fazem, só pode vir do coração! Vocês não são só enfermeiras, médicas ou auxiliares, vocês são a razão das esperanças que temos cada vez que olhamos para os nossos filhos!
No momento em que entrei na sala de Cuidados Intensivos pela primeira vez, a enfermeira Lurdes, com a sua tentativa de me acalmar, disse-me algo que não mais me esquecerei... ela disse "Pai..." (foi a primeira vez que alguém me disse que eu era pai!), "Pai... calma... esta situação tem de ser vivida hora a hora!"... e com o passar do tempo percebi que tem toda a razão. Por isso mesmo, por cada hora que passaram a salvar a vida aos nossos filhos, mais do que isso, por cada gesto que fizeram por eles, e por todos os que iram fazer queremos dizer-vos OBRIGADO.
Obrigado por lhes salvarem a vida diariamente!
Obrigado enfermeira Vera,
obrigado doutora Margarida,
obrigado a todas/os enfermeiras/os,
obrigado a todas/os doutores,
ás auxiliares...
UM MILHÂO DE OBRIGADOS TODOS
para vos provar que o que digo é verdade... vejam com que opinião ficou uma visita do Gui e do Di, que apenas ai esteve a olhar para eles e para vocês 10 minutos:
Hoje fui ver os bebés, de um casal amigo, que nasceram de 26 semanas:) no Hospital Santa Maria...
São a coisa mais pequenina/linda que eu já vi :)
Mas o que eu quero mesmo partilhar com vocês foi o que eu assisti. A ternura/carinho que eu vi as enfermeiras e as auxiliares a tratarem, aqueles bebés que estão naquela unidade hospitalar (cuidados especiais Neonatais) foi algo que me tocou profundamente.
Ás vezes falamos tão mal dos hospitais públicos que, quando vemos algo de tão bonito/ternurento também deveríamos falar e partilhar ;)
(Sandra Rego: Nossa Amiga e visita dos nossos bebés - via facebook)
Se se sente isto em dez minutos, imaginem o que sentimos e agradecemos a cada dia que passamos ai com os nossos bebés.
Continuem o vosso trabalho, e mais uma vez OBRIGADO.
João Cláudio Amaro e Sílvia Valente Torres