Participamos pelo 6º ano neste grande evento desportivo que reuniu 3344 atletas na Meia Maratona e cerca de 16 000 na Mini. É sem dúvida um extraordinário cenário, o de uma multidão imensa de gente, percorrendo a Ponte Vasco da Gama!
Na viagem entre a Parede e o Parque das Nações, bem cedinho (não fosse chegar atrasada e já não apanhar transporte para cima da Ponte!) e num dia que adivinhava sol e calor, revi a última semana de “muitos trabalhos” para todos os que trabalhamos no Serviço de Neoanatologia, já que tínhamos inaugurado na véspera, o remodelado Serviço, após um mês (e mais uns dias…) de obras.
Foi uma verdadeira Maratona esta última semana e um belíssimo treino para a corrida de domingo. E conseguir chegar à Meta no sábado, já que o timing era exactamente este, foi uma tarefa de grande persistência, resistência e muita, muita paciência para conseguir ultrapassar algumas dificuldades que foram surgindo pelo caminho: mas lá chegamos e embora ainda não esteja tudo como desejamos, vamos agora com mais calma, afinando os pormenores.
E claro, tínhamos a corrida no domingo e o compromisso para com 198 atletas que se inscreveram pela Unidade de Neonatologia e nada podia falhar. Na 5ª feira, fomos a caminho do Parque das Nações fazer o levantamento dos dorsais e demais material. Eu, a Liliana e ainda, a Fátima e o Rafael que foram uma ajuda preciosa, lá conseguimos “carregar” para os carros, uns quilos de material e depois levá-los até à Unidade. Mas a tarefa não acabava aqui: faltava ainda organizar todo o material (as t-shirts, os dorsais, etc.) e foram mais umas horas de trabalho noite fora… mas na 6ª feira, estava tudo pronto para a entrega aos participantes.
No domingo, lá estávamos para correr ou caminhar, neste já tradicional convívio da Unidade de Neonatologia. Este ano, tivemos a participação de 20 crianças, destacando especialmente algumas delas que passaram pela Unidade: a Teresa, a Sofia, os manos Martim e Miguel, os manos Teresa e Guilherme, a Madalena, os manos Guilherme e Rafael, o Simão, a Leonor e o Diogo que é o benjamin destes pequenos atletas.
E depois da foto de Equipa (uma grande Equipa, sem dúvida) onde nem todos “couberam” pois chegaram um pouquinho atrasados, dispersamos pelos vários autocarros que nos levaram até ao tabuleiro da Ponte. E “ao tiro de partida”, cada um ao seu ritmo, aproveitou esta manhã de muito sol para caminhar, passear e alguns correr, num percurso que não tem dificuldades de maior até à Meta, junto ao Pavilhão de Portugal.
À chegada para além da medalha, exibida orgulhosamente pelos mais pequenos, também um gelado que faz sempre as delícias de todos, sobretudo daqueles que “aguentaram” o calor que se fez sentir ao longo de 21 kms…
Ao Maratona Clube de Portugal, uma palavra de agradecimento pelo desconto nas inscrições (4 € da inscrição são para o Serviço de Neonatologia) e pelo apoio na logística que é sempre uma mais-valia nesta nossa participação.
E claro, um muito Obrigado a todos aqueles que quiseram participar connosco, em mais uma Meia/Mini Maratona de Portugal, levando mais longe as cores da nossa Equipa e sobretudo, a mensagem que queremos deixar: Nascer, Viver e Crescer. Nós por Eles.
Graça Roldão
|
O Simão e a Leonor
|
|
O Diogo |
|
O Miguel e o Martim, a Teresa e o Guilherme, a Teresa e a Sofia |
|
A Madalena |
|
O Guilherme e o Rafael |
E até para o ano…