sexta-feira, setembro 29, 2006



Nascer, viver e crescer
Nós por eles



Guilherme, 21 dias, 1000gr



Estávamos numa cinzenta manhã de domingo, com o sol escondido atrás de algumas ameaçadoras nuvens!

Pouco a pouco, vão surgindo de todos os lados, frente à Gare do Oriente, os corajosos que aceitaram o desafio de participar na Meia-Mini Maratona da Ponte Vasco da Gama.

A ideia foi germinando a partir daquela nossa participação, ainda muito tímida, na Mini-Maratona da Ponta 25 de Abril em Março passado e a partir daí, ao longo de alguns meses, foi tomando forma: a t-shirt que idealizamos, a fotografia que escolhemos (do Guilherme), a frase que fez sentido e finalmente, alguns patrocínios que angariamos e que nos permitiram avançar, financeiramente falando.


Inicialmente tínhamos a ideia de juntar uma Equipa de 100 “atletas” mas depressa percebemos que este número ia ser ultrapassado: foram 166 as pessoas que inscrevemos na Equipa da Unidade de Neonatologia (4 dos quais para a Meia Maratona)!


Esta grande equipa, contou com a participação de profissionais de saúde da Unidade e da Instituição, de pais de bebés que passaram pela Neonatologia, de familiares e amigos, e também de dois dos nossos “bebés”, a Mafalda e o Guilherme (hoje com 3 anos) que com muita “garra” chegaram à Meta, ajudados pela cadeirinha e pelo colo dos pais!



Depois de transportados para meio da Ponte Vasco da Gama, aguentamos estoicamente cerca de uma hora e meia, até ao sinal de partida: aproveitamos para pôr as conversas em dia, apreciamos o ambiente e alguns “cromos” que sempre aparecem nestes eventos e divertimo-nos muito, enquanto íamos aquecendo os músculos para os 8 Km (ou 21 Km) que aí estavam à nossa frente!

Às 10.30 horas, uns mais à frente e outros mais lá para trás, pois éramos mesmo muitos, lá começamos esta nossa caminhada/corrida rumo à Meta, junto ao Pavilhão de Portugal no Parque das Nações.

Pernas há muitas e para todos os ritmos: para uns foi mesmo a correr, (aliás, há alguns atletas com muito potencial para futuras maratonas!), outros deram um ar da sua graça, correndo de vez em quando (para “esticar” os músculos emperrados) e finalmente, muitos apreciaram este longo passeio, em passo descansado e sem grandes ambições competitivas!



O tempo, esse ajudou, apesar de uns pingos de chuva, que até nos refrescaram! Percalços houveram alguns mas de consequências menores: sobretudo quedas.

À Meta, fomos chegando em pequenos grupos, mais ou menos “descansados” mas decerto, muito felizes por esta grande proeza, que para alguns foi uma verdadeira prova de resistência e de vontade, e para todos, uma oportunidade de conviver por uma causa que a todos nos uniu: Nascer, Viver e Crescer. Nós por Eles!

No dia seguinte, e apesar de alguns músculos doridos, estávamos já a pensar no próximo evento desportivo, e a marcar encontro para o ainda distante 18 de Março, na Ponte 25 de Abril!

Até lá, bons treinos e o nosso muito obrigado a todos aqueles que fizeram parte desta grande Equipa: aos participantes e aos patrocinadores (Angelini Farmacêutica e a Partner Solutions) que tornaram possível esta iniciativa.

Unidade de Neonatologia, 25 de Setembro de 2006.