segunda-feira, novembro 25, 2013

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

No passado domingo, dia 17/11 passamos (Família Silva: mãe, pai,Filipa, Martim, Miguel e Daniel) uma bela manhã no HSM.

Festejou-se o Dia Mundial da Prematuridade e esse foi o pretexto para conhecermos um bocadinho melhor o princípio da nossa vida.

Quisemos que a nossa Professora nos conhecesse melhor e ela aceitou ir connosco, o que nos deixou muito felizes.

Adoramos encontrar algumas das pessoas: médicos, enfermeiras e auxiliares que nos ajudaram a ser fortes e mais gordinhos. E eles também nos gostaram de ver.

As explicações dos profissionais permitiram-nos perceber que ao longo do tempo a Medicina tem sido uma grande amiga dos Pais que, como os nossos, por razões várias não conseguem alcançar uma gravidez convencional.

E, o testemunho dos Pais de bebés que passaram pela Unidade e que ali receberam cuidados médicos para situações muito complicadas, fizeramnos ver que há na vida verdadeiros Heróis (no, no Cristiano Ronaldo nem os One Direction!!!)... são estes bebés e os seus Pais ...

E ... para o ano, está prometido, voltaremos ...

Família Silva

O nosso Poster “Trigémeos Silva”             
Uma fotografia para recordar este dia…

segunda-feira, novembro 18, 2013

Missão Sorriso


Centro Ambulatório Pediátrico Maria Raposa

O departamento de Pediatria através da associação para as crianças de Santa Maria está a angariar fundos para a construção do Centro de Ambulatório Pediátrico Maria Raposa.

Fazemos um apelo a todos os colaboradores, para que seja concretizada a construção do Centro de Ambulatório Pediátrico Maria Raposa no nosso Hospital.

Ajudar é simples, basta votar no nosso projeto que está em concurso para 2013 da Missão Sorriso.



terça-feira, novembro 05, 2013

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE







DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Serviço de Neonatologia

Em 2009, o dia 17 de Novembro tornou-se oficialmente o Dia de sensibilização para a Prematuridade, tendo a data sido comemorada com uma diversidade de eventos organizados pela "European Foundation for the Care of Newborn Infants" (EFCNI) e as organizações europeias parceiras. Esta data foi decidida durante a primeira reunião das Organizações Europeias de Pais em 18 de Novembro de 2008, em Roma, Itália, poucos meses depois de também aqui ter sido criada a EFCNI (Abril 2008).

A razão para a escolha do dia 17 de Novembro, é porque este tinha um significado muito especial para um dos fundadores da EFCNI: o dia 17 de Novembro de 2008 foi o dia em ele foi pai de uma filha saudável, após em Dezembro de 2006 terem falecido os seus trigémeos prematuros. Simultaneamente, a March of Dimes, uma Organização de Caridade Americana para bebés de termo e pré-termo, teve uma ideia semelhante e lançou nos EUA, o Dia de Sensibilização para a Prematuridade, também a 17 de Novembro. Portanto, esta data parecia estar destinada a unir e lançar em conjunto o Dia Mundial da Prematuridade.


“A nossa experiência na mini maratona de Portugal”



Perante mais um desafio lançado pela empreendedora Marta Silva, não podíamos faltar a mais uma mini maratona de Lisboa, acarinhando a Unidade de Cuidados Neonatais do Hospital de Santa Maria com este pequeno gesto. Conhecemos o resultado do fantástico trabalho da “Unidade de Cuidados Neonatais do Hospital de Santa Maria” através da nossa vizinha, a pequena Leonor, a “Nônô da Carvalha”, que por cá anda com uma  genica impressionante. Mas vamos às corridas que é o que nos faz por aqui andar.

Depois da mini maratona na ponte 25 de Abril e dos trilhos da nossa Arruda dos Vinhos, nada como atacar o “apelo” da ponte Vasco da Gama. 

Iniciamos o Domingo 6 de Outubro bem cedo. Acordamos pelas 7hrs e lá nos fomos juntando entre Arruda dos Vinhos e Póvoa da Santa Iria para estarmos às 08h30 no Centro Vasco da Gama. Nesta etapa - sim etapa pois começamos a ser “veteranos” destas corridas de velocidade furiosa, - desta vez não encontramos a enfermeira Graça, a “Rosa Mota” da unidade, como é conhecida por lá, isto porque este ano os “PRO” da Maratona iniciaram o percurso em Cascais.

A mini maratona em si foi muito agradável, o tempo esteve fantástico e a paisagem arrebatadora, principalmente no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama. Claro que os especialistas destas corridas, vão dizer que esteve muito calor e tal, mas para quem fez uma hora e 44 minutos – tempo canhão (!) nesta mini, não podia achar que esteve calor. São uns “meninos” estes profissionais, eheheh. 

No alto do tabuleiro da ponte, foi giro dizer ao senhor agente da autoridade que ele não podia passar multas a quem estava “parado” na Ponte Vasco da Gama … riu-se.

O que mais guardamos desta prova é o exercício físico que, mesmo a passo, sempre acontece durante 8 quilómetros e acima de tudo começa a tornar quase obrigatório, a participação de caminhadas mais ou memos organizadas todos os meses.

Em nome da família Martins, o 14 da Carvalha, tenho que agradecer à Marta Silva, que, literalmente, nos pôs a caminhar com regularidade. Obrigado à Marta Silva e à Unidade de Cuidados Neonatais do HSM. Venha a próxima (até já tenho algumas em mente)

Família Martins