quarta-feira, novembro 21, 2012

Bebé Ganchas


Olá tias,

Sou o bebé Ganchas, nasci ás 27 semanas com 1Kg, vocês, médicos e enfermeiras foram os meus heróis, salvaram-me quando mais ninguém o conseguia. Já passaram 7 anos e depois de muitas consultas, está a chegar a hora de receber a alta definitiva, a minha mãe diz-me que já não preciso de ir aí mais, mas eu choro quando ela me diz isso porque desde que saí daí que durmo com o ursinho que vocês me deram á saída do piso 7. O meu melhor brinquedo e o mais querido o ursinho MIKAS que as tias me deram. Gostei muito de vos conhecer e quero dar-vos um beijinho muito grande a todos e agradecer do fundo do pequeno coração que voçês salvaram. Obrigado, sempre obrigado...

Beijinhos dos pais Sandra e Cláudio Ganchas

e um xi-coração do vosso Gonçalo Ganchas






sexta-feira, novembro 16, 2012

World Prematurity Day


17 DE NOVEMBRO


Em 2009, o dia 17 de Novembro tornou-se oficialmente o Dia de sensibilização para a Prematuridade, tendo a data sido comemorada com uma diversidade de eventos organizados pela "European Foundation for the Care of Newborn Infants" (EFCNI) e as suas organizações europeias parceiras. Esta data foi decidida durante a primeira reunião das Organizações Europeias de Pais em 18 de Novembro de 2008, em Roma, Itália, poucos meses depois de também aqui ter sido criada a EFCNI (Abril 2008).
A razão para a escolha do dia 17 de Novembro foi porque essa data tinha um significado muito especial para um dos fundadores da EFCNI: o dia 17 de Novembro de 2008 foi o dia em ele foi pai de uma filha saudável, após em Dezembro de 2006 terem falecido os seus trigêmeos prematuros. Simultaneamente, a March of Dimes, uma Organização de Caridade Americana para bebés de termo e pré-termo, teve uma ideia semelhante e lançou, nos EUA, o Dia de Sensibilização para a Prematuridade, também a 17 de Novembro. Portanto, esta data parecia estar destinada a unir e lançar em conjunto o Dia Mundial da Prematuridade.

Para mais informações:
EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn
http://www.efcni.org

Celine Dion supports World Prematurity Day 2012


International superstar Celine Dion is lending her support to World Prematurity Day to help raise awareness of the 15 million babies born too soon each year around the world.

Click here to see her video and for more information on World Prematurity Day (17 November)


Também o Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria se quis associar a esta data através de um Poster que Celebra e Felicita
“todos os nossos pequenos Heróis”!