sábado, outubro 15, 2011

A todos os meus parabéns


SAUDAÇÕES DESPORTIVAS a toda a Equipa do Serviço de NEONATOLOGIA!!!!

A todos os meus parabéns….. pelo calor que passámos, por ver nosso objectivo cumprido ( o de chegar bem à meta) e por todo o convívio que esta prova nos proporcionou.

Na verdade somos Poucos mas…. BONS!!!! E para o ano temos que crescer, crescer.

Acabamos o Ano de Parabéns. Para quem muito lutou e se empenhou para ver o Serviço CRESCERRRRRRR, as minhas felicitações. Temos um Serviço de Qualidade e agora de Quantidade. E tudo pronto para receber os mais pequeninos do Mundo, neste grande Centro Hospitalar - HSM.


Um beijo muito especial a toda a Equipa do Serviço de Neonatologia.



Uma Assistente Técnica do HSM


Susana Matias

domingo, outubro 02, 2011

Crónica Meia Maratona de Portugal




Participamos pelo 6º ano neste grande evento desportivo que reuniu 3344 atletas na Meia Maratona e cerca de 16 000 na Mini. É sem dúvida um extraordinário cenário, o de uma multidão imensa de gente, percorrendo a Ponte Vasco da Gama!

Na viagem entre a Parede e o Parque das Nações, bem cedinho (não fosse chegar atrasada e já não apanhar transporte para cima da Ponte!) e num dia que adivinhava sol e calor, revi a última semana de “muitos trabalhos” para todos os que trabalhamos no Serviço de Neoanatologia, já que tínhamos inaugurado na véspera, o remodelado Serviço, após um mês (e mais uns dias…) de obras.

Foi uma verdadeira Maratona esta última semana e um belíssimo treino para a corrida de domingo. E conseguir chegar à Meta no sábado, já que o timing era exactamente este, foi uma tarefa de grande persistência, resistência e muita, muita paciência para conseguir ultrapassar algumas dificuldades que foram surgindo pelo caminho: mas lá chegamos e embora ainda não esteja tudo como desejamos, vamos agora com mais calma, afinando os pormenores.

E claro, tínhamos a corrida no domingo e o compromisso para com 198 atletas que se inscreveram pela Unidade de Neonatologia e nada podia falhar. Na 5ª feira, fomos a caminho do Parque das Nações fazer o levantamento dos dorsais e demais material. Eu, a Liliana e ainda, a Fátima e o Rafael que foram uma ajuda preciosa, lá conseguimos “carregar” para os carros, uns quilos de material e depois levá-los até à Unidade. Mas a tarefa não acabava aqui: faltava ainda organizar todo o material (as t-shirts, os dorsais, etc.) e foram mais umas horas de trabalho noite fora… mas na 6ª feira, estava tudo pronto para a entrega aos participantes.

No domingo, lá estávamos para correr ou caminhar, neste já tradicional convívio da Unidade de Neonatologia. Este ano, tivemos a participação de 20 crianças, destacando especialmente algumas delas que passaram pela Unidade: a Teresa, a Sofia, os manos Martim e Miguel, os manos Teresa e Guilherme, a Madalena, os manos Guilherme e Rafael, o Simão, a Leonor e o Diogo que é o benjamin destes pequenos atletas.

E depois da foto de Equipa (uma grande Equipa, sem dúvida) onde nem todos “couberam” pois chegaram um pouquinho atrasados, dispersamos pelos vários autocarros que nos levaram até ao tabuleiro da Ponte. E “ao tiro de partida”, cada um ao seu ritmo, aproveitou esta manhã de muito sol para caminhar, passear e alguns correr, num percurso que não tem dificuldades de maior até à Meta, junto ao Pavilhão de Portugal.

À chegada para além da medalha, exibida orgulhosamente pelos mais pequenos, também um gelado que faz sempre as delícias de todos, sobretudo daqueles que “aguentaram” o calor que se fez sentir ao longo de 21 kms…

Ao Maratona Clube de Portugal, uma palavra de agradecimento pelo desconto nas inscrições (4 € da inscrição são para o Serviço de Neonatologia) e pelo apoio na logística que é sempre uma mais-valia nesta nossa participação.

E claro, um muito Obrigado a todos aqueles que quiseram participar connosco, em mais uma Meia/Mini Maratona de Portugal, levando mais longe as cores da nossa Equipa e sobretudo, a mensagem que queremos deixar: Nascer, Viver e Crescer. Nós por Eles.

Graça Roldão


O Simão e a Leonor
O Diogo



















O Miguel e o Martim, a Teresa e o Guilherme, a Teresa e a Sofia
A Madalena

O Guilherme e o Rafael













E até para o ano…

Martim e Miguel



A MINI MARATONA DE PORTUGAL

pelos repórteres Martim, Miguel e sua mamã



No domingo fomos com a mamã correr na Ponte Vasco da Gama com muitas pessoas que trabalham no Hospital onde nascemos e com outras pessoas e ainda outros meninos e meninas que lá nasceram.
Não falámos com eles porque ainda não os conhecemos bem mas para a próxima já vamos falar um bocadinho.
Vimos lá uma pessoa muito famosa (que a mamã diz que se chama Enfermeira Graça Roldão ) que apareceu na televisão a falar das obras no sítio onde nós estivemos a crescer antes de vir para casa.
Estavam lá muitas e muitas pessoas e nem conseguíamos vê-las todas.
Gostámos muito de ir no autocarro para cima da ponte porque fomos ao pé do condutor e víamos tudo à nossa frente.
Eu, o Miguel, quando chegámos, fiquei entalado na porta mas não me doeu.
Em cima da ponte, a parte do helicóptero foi muito gira porque ele passava pertinho de nós e fazia um bocadinho de vento e barulho.
Estivemos também com a Joana Saldanha a comer umas bolachinhas e a ver as alforrecas muito grandes e comilonas que estavam no rio e o barco que passou lá para salvar alguma pessoa que caísse ao rio.
Nós queríamos correr nesta corrida para ganhar uma medalha e comer um gelado no fim mas fazia muito calor e tivemos que parar um bocadinho para descansar.
A nossa mamã já prometeu que agora vamos às corridas todas e que o papá, a Filipa e o Daniel (vai no carrinho ou a mamã leva às cavalitas) também vão porque é muito, mas mesmo muito, divertido.

Até à próxima corrida.

Martim e Miguel Oliveira (7 anos)

sábado, outubro 01, 2011

Bebés Gomes


É uma felicidade enorme que recebemos este email e vemos a vossa reportagem na RTP 1, pois é bom saber que o esforço de toda a equipa do serviço de NEO é mais uma vez recompensado pelas melhor condições de trabalho “estadia” das suas crianças e Pais, pois por mais que nos Pais digamos que aquelas crianças são nossos filhos, na verdade quando um bebé tem de passar por este serviço deixa de ser só nosso e passa a ter vários Pais e Mães, novas “Tias” e Tios”.

Queremos aproveitar para deixar uma foto da Matilde e Francisca (Bebés Gomes hoje com 16 meses) e uma palavra de agradecimento mais uma vez a toda a equipa do Serviço de NEO do Hospital Santa Maria que com muito carinho e dedicação tratou de nós durante os 2 meses que tivemos internadas, pois só com esse carinho, dedicação e muito amor é que conseguimos sobreviver.
Queremos também ser mais um testemunho para todos os Bebés e Pais que passam por este serviço dizer que enquanto há vida há esperança e que nunca desistam, pois nós somos mais uma prova disso.
Eu Matilde nasci com 864gr e Francisca com 1110gr ás 28 semanas de Gestação e com ajuda de toda esta fantástica equipa estamos aqui.
Pais entrem sempre aqui com um sorriso e nunca com miligrama, vivam um dia de cada vez, aproveitando os bons e maus momentos façam deles sempre  VITÓRIAS.

Prometemos que iremos um dia deste matar saudades das nossas “Tias” e “Tios” e visitar a “nossa” 1 e renovada “casazinha”.


Matilde(vestido verde) Francisca (vestido branco)

Um grande beijinho


Teresa Gomes