segunda-feira, outubro 19, 2009

Meia Maratona - Pais Madalena

Confesso que quando o despertador tocou naquele domingo, às 6:20h, eu pensei: "se calhar isto não foi uma boa ideia...". Estava a referir-me à participação na Mini-Maratona de Portugal, que teve lugar no passado dia 4 de Outubro.

Embora eu e a minha mulher sejamos praticantes de desporto, nunca tínhamos participado numa prova de atletismo. Conhecia a Mini-Maratona e nunca me senti suficientemente motivado para me inscrever. Porquê agora? A resposta é simples mas obriga-nos a recuar alguns meses atrás, ao início de Dezembro de 2008.

Eu e a minha mulher vivíamos com a normal ansiedade (e felicidade) a nossa primeira gravidez. Sabíamos que era uma menina e já tínhamos escolhido o seu nome - ia chamar-se Madalena. O nascimento estava previsto para meados de Março de 2009 mas as previsões nem sempre se concretizam. A Madalena nasceu no dia 2 de Dezembro de 2008, com 25 semanas de vida e com o peso de 537g.

A interrupção da gravidez da nossa filha foi uma ruptura no curso normal das nossas vidas. Sei que os pais que já passaram por semelhante experiência compreendem o que quero dizer. Durante os mais de 3 meses (106 dias) que a Madalena esteve aos cuidados da UCERN as nossas vidas estiverem suspensas à espera que ela "nascesse". Durante esse período em que fomos pais antes do tempo, a Madalena teve inúmeras mães, diversos pais, uma imensidão de tias, toda uma família que cuidou dela diariamente, sem repouso, e que pode orgulhar-se de ter salvo a Madalena, que tanto queria viver!

Foi com emoção que soubemos que a Madalena tinha sido escolhida como representante de todos os bebés da UCERN, através de uma foto estampada nas T-shirts da Mini-Maratona de 2009. O convite da Enf.ª Graça Roldão para a nossa participação foi irrecusável. A experiência foi fantástica e inesquecível. Recomendo-a a todos os pais que também passaram pela UCERN e tiveram as suas vidas suspensas, diariamente à espera que o dia de amanhã seja melhor do que o de hoje.

Obrigado a todos! Para o ano estaremos na ponte, a participar outra vez. Quem sabe... já com a Madalena a acompanhar-nos... :-)

Os Pais orgulhosos, Jorge e Ana


sábado, outubro 10, 2009

Crónica da 4ª Mini/Meia Maratona

4ª  MINI/MEIA MARATONA UNIDADE DE NEONATOLOGIA

HOSPITAL DE SANTA MARIA

4 de Outubro de 2009

Ponte Vasco da Gama




Neste 4º ano de participação da Unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, na Mini/Meia Maratona de Portugal, e apesar de uma Equipa mais pequena (inscrevemos 175 atletas, dos quais 19 crianças e 29 atletas na Meia Maratona) conseguimos mais uma vez, realizar plenamente os nossos objectivos!

A participação de menos atletas, deveu-se em parte ao fim-de-semana alargado em que muitos aproveitaram para fazer umas curtas férias e por isso, não estiveram em Lisboa e também, a algum receio pela Gripe A…

Como sempre, começamos a reunir cedo, junto à Gare do Oriente, e pouco a pouco, lá iam surgindo os atletas vestidos com a t-shirt (verde-lima) da Unidade de Neonatologia e que este ano, teve como sua representante na fotografia, a Madalena que nasceu com 25 semanas de gestação e com 537 gramas. Deixem-me dizer que ela está hoje, nos seus 10 meses, uma miúda giríssima, com uma energia e alegria imensa, que nos fazem a todos, ter um imenso orgulho por Ela e pelos seus Pais, que são também uns vencedores…

Como habitualmente, entre rostos conhecidos outros surgiram pela 1ª vez na nossa Equipa e ainda bem que assim é, pois queremos que ela cresça e se renove todos os anos. Aproveitamos para pôr conversas em dia e para conhecer melhor aqueles que agora chegaram …

O tempo estava um pouco cinzento, com muita neblina mas a temperatura, estava amena o que nestas coisas de corridas e caminhadas, até ajuda.

Depois da foto da Equipa (pena que alguns tenham chegado um “nadinha” atrasados e não ficaram) rumamos de autocarro para a PARTIDA.
Your browser may not support display of this image.


Este ano, estava também inscrita na Meia Maratona, mas a fraca condição física, não me permitia ir além dos 8 Kms da Mini Maratona e por isso, fui com o objectivo de curtir ao máximo a paisagem, o ambiente e aproveitar para fazer também, a reportagem fotográfica.

E foi num ritmo de “quase” caminhada que percorri mais uma vez, a Ponte Vasco da Gama, acompanhada pela Joana Saldanha e aqui e acolá, ultrapassando uns colegas da Mini e fazendo umas fotos. 




Terminámos com sol e com uma temperatura bastante agradável, e à nossa espera na Meta, estava a Família Silva (os Papás e os trigémeos Filipa, Miguel e Martim) que sempre nos acompanham nestas actividades extra-hospitalares. Foi muito bom, encontrar rostos conhecidos a apoiar-nos!






Fiquei ainda por ali, junto à Meta, e foram chegando alguns atletas, ilustres representantes desta Equipa, bem dispostos e com energia que permitiria decerto, ainda fazer mais uns tantos quilómetros por esta causa… A foto final, ilustra estas palavras!



Este ano, tivemos como habitualmente, o patrocínio de várias empresas: Angelini, GlaxoSmithKline, Sanofi Pasteur MSD, Dermoteca, Abbott, Vygon, Partner Solutions, Pulmocor e ainda um donativo da Família Silva, para além do desconto nas inscrições, feito pela Maratona Clube de Portugal. A todos eles, o nosso Muito Obrigado e desejamos contar com o seu apoio, no próximo ano.
Conseguimos, através dos patrocínios e das inscrições, angariar 4.040 € com os quais iremos adquirir equipamento necessário para a Unidade de Neonatologia. Aliás, já este ano, adquirimos um equipamento que permite fazer a administração de oxigénio de uma forma controlada, a bebés que necessitam desta terapêutica, e que é uma mais valia para o seu tratamento.
Aos Atletas, que são afinal o “motor” que nos permite levar à META esta iniciativa, é nosso desejo que tenha sido uma manhã bem agradável, desportiva na medida de cada um, e sobretudo, solidária para com a nossa Unidade de Neonatologia.
Contamos convosco no próximo ano!

Graça Roldão